Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sábado, 25 de julho de 2009

Cuidados para combater a gripe suína

Especialistas da área de saúde recomendam fortalecer o sistema imunológico, através de uma alimentação saudável, para combater a gripe suína. Ou seja, é fundamental comer alimentos nutritivos, como frutas e vegetais, e tomar bastante liquído.

Eles recomendam beber pelo menos um litro e meio de água por dia, de preferência natural e mineral _ para manter as vias aéreas (VC) úmidas. Assim, é possível se proteger de vírus que vivem melhor em ambientes secos. Não é recomendável tomar leite, principalmente se a pessoa estiver resfriada ou com sinusite. O leite produz muito muco e dificulta a cura da gripe.

É possível fortalecer o sistema imunológico pelo consumo de iogurte natural, de cebola, alho, cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve e alimentos ricos em zinco, como fígado de boi e semente de abóbora. O consumo de peixe também é importante, especialmente o salmão, o bacalhau e sardinha; além do cogumelo "Shiitake" _ conhecido como "elixir da vida" por suas qualidades no combate a inúmeras doenças. Este é um excelente anti-viral que destrói o vírus da gripe, semelhante ao chá de gengibre.
É importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura, pois deprimem o sistema imunológico. São eles, carnes vermelhas e derivados. Além do óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Os cuidados pessoais também são importantes para combater o vírus da gripe suína. Mantenha as mãos sempre limpas, pois o ser humano também pode ser contaminado pelas mãos; e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Os sintomas da doença são calafrios, febre, garganta dolorida, dores musculares, dor de cabeça, tosse, fraqueza, desconforto geral; e, em alguns casos, naúsea, vômito e diarréia. Mais informações: http:////pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna.

As recomendações são do doutor Odair Alfredo Gomes, professor do Laboratório Morfofuncional Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), a Unaerp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário