Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

domingo, 19 de julho de 2009

Demitida, ex-secretária da Receita Federal abre a boca

Fonte: O Estado de São Paulo

Lina Vieira deixou o comando da Receita Federal convencida de que a causa de sua demissão - a política de concentrar o combate à sonegação nas grandes empresas - "é irreversível". Ela não cita a Petrobrás, mas admite que a ação contra grandes empresas, deixando de lado "os velhinhos", provocou conflito no governo.

Lina diz que o foco nos grandes contribuintes, os "tubarões brancos", "incomodou muita gente". A contundência das declarações contra as grandes empresas que recorrem à compensação de créditos para não pagar imposto e o diagnóstico de que existe corrupção na Receita Federal traem os gestos suaves e a voz pausada de Lina. Mais informações: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090719/not_imp404903,0.php.

Comentário meu: em entrevistas anteriores a ex-secretária do Fisco afirmara que seu objetivo na Receita Federal era combater a sonegação de impostos das grandes empresas. Por outro lado, aliviaria um pouco a carga do contribuinte de menor poder aquisitivo. Ou seja, aliviaria a carga tributária do trabalhador brasileiro que deposita grande parte do seu salário nos cofres do governo, via pagamento de impostos. Vale lembrar que o atual governo _ do Partido dos Trabalhaores (PT) _ deveria defender mais a classe trabalhadora. Porém, a estratégia de Lina não o agradou. Há quem diga que, a partir de agora, o Leão deve voltar o foco para o pequeno contribuinte.

Um comentário:

  1. Por conta dos eventos recentes envolvendo ingerências políticas na Receita Federal, eu escrevi um Manifesto descontruindo argumentos da mídia, e expondo fatos positivo recentes da Receita Federal, da útima gestão. Embora o cntexto seja em torno da secretária Lina Vieira que foi demitida, nosso ojetivo é defender os princípios constitucionais da impessoalidade e da legalidade e a autonomia da Receita Federal, enquanto órgão de Estado e não de Governo.

    Para acessar o Manifesto, segue o endereço público do site "Petition Online", onde postei o Manifesto e estou recebendo assinaturas online.

    http://www.petitiononline.com/rfbcid88/petition.html

    Se você gostar das idéias, peço ainda que ajude a divulgar entre pessoas com sensibilidade para o assunto.

    Atenciosamente,

    Rodrigo Guerra

    ResponderExcluir