Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mais emprego no Brasil

Em junho foram criados 119,495 mil empregos com carteira assinada. O número, porém, é menor do que o observado em maio, quando 131,557 mil novas pessoas entraram no mercado de trabalho. O dado é importante, pois mostra que a economia do Brasil tenta reagir positivamente à atual crise financeira mundial.

No ano, o saldo de emprego é positivo. De janeiro a junho foram criados 299,506 mil novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O otimista ministro Carlos Lupi disse que o Brasil é um dos poucos países que já mostram resultados positivos no mercado de trabalho neste momento de crise.

Quase todos setores contrataram pessoal em junho, mas a agricultura foi quem mais empregou, segundo o ministério. O setor agrícola contratou 57,169 mil pessoas. A maioria dessas pessoas deve ter sido empregada para fazer o plantio e a colheita das culturas agrícolas.

Crise derruba arrecadação de impostos no ano

Apesar do aumento do emprego, a arrecadação de impostos e contribuições federais em junho caiu pelo oitavo mês seguido. Tal comportamento mostra que o Brasil ainda não conseguiu tirar o pé da crise financeira mundial, fator que reduziu a movimentação de dinheiro na economia. A Receita Federal informou nesta quinta-feira que a arrecação de tributos somou R$ 54,034 bilhões em junho. O montante caiu 7,51% sobre os valores arrecadados no mesmo mês de 2008. No primeiro semestre deste ano, o leão arrecadou R$ 321,375 bilhões do contribuinte. A cifra é 7,02% menor do que a apurada no mesmo semestre de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário