Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sábado, 4 de julho de 2009

Custo de tributos é maior para brasileiro de baixa renda

As decisões financeiras do governo são depositadas na conta do contribuinte via recolhimento de impostos, principalmente na do público de baixa renda. No dia 01 deste mês, o órgão de pesquisa do governo federal, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento, divulgou estudo em que mostra que os brasileiros mais pobres _ com renda de até dois salários mínimos _ trabalham mais do que os ricos para pagar os tributos ao governo.

Segundo a pesquisa do Ipea, as pessoas de baixa renda _ público que recebe o beneficio do Bolsa Família _ trabalham 197 dias do ano para pagar os tributos exigidos pela União, Estados e municípios. Enquanto isso, os brasileiros mais ricos, que ganham cerca de 30 salários mínimos, o equivalente a R$ 13,950 mil, trabalham apenas 106 dias por ano para pagar os tributos. É quase a metade do que o governo exige da baixa renda. Os impostos são embutidos principalmente nos preços dos alimentos, segundo alguns economistas.

De acordo com a pesquisa do IPEA, o governo aumentou a partir de 2004 o peso dos tributos para as famílias brasileiras mais pobres. Naquele ano, quase metade do rendimento (48,8%) das pessoas de baixa renda era destinada ao pagamento de tributos. Já em 2008, o peso do tributo para o brasileiro com menos poder aquisitivo subiu para 53,9%, e superou a metade do rendimento de tal público. Enquanto isso, o peso dos tributos das famílias brasileiras mais abastadas _ que são aliviadas pela carga tributária em relação às mais pobres _ cresceu de 26,3% para 29%, no mesmo período.
Ou seja, o presidente Lula dá o Bolsa Família "com uma mão e toma com a outra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário