Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

domingo, 25 de outubro de 2009

Presidente do BNDES sugere redução de gastos públicos

Comentário da bloguista: Os próprios integrantes do governo já recomendam a contenção de gastos públicos desnessários para estimular o desenvolvimento sustentado do País. O governo gasta muito e gasta mal, conforme a avaliação de especialistas em contas públicas.

Fonte: O Estado de São Paulo (Por David Friedlander e Ricardo Leopoldo).


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, acha que o governo precisará segurar os gastos de custeio da máquina pública para que o País continue a crescer nos próximos anos. Coutinho ressalva que a opinião, que toca numa das principais críticas ao governo Lula, é estritamente pessoal. Mas entende que a ideia deveria ser discutida como parte de uma nova agenda para o País. Nessa nova agenda, ele sugere ainda a reforma da Previdência Social e, do lado empresarial, maior participação dos bancos privados no financiamento de grandes projetos.

Chefe de um caixa com mais de R$ 100 bilhões para aplicar, Coutinho entende que as iniciativas são necessárias para aumentar a taxa de investimento na economia. Para que os próximos anos sejam prósperos, diz ele, será preciso investir o equivalente a 25% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano. A taxa, hoje, está parada em 18%. Só assim o País conseguirá crescer, de forma sustentável, a um ritmo de 6% ao ano.
Veja mais:  http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091025/not_imp455939,0.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário