Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

domingo, 1 de novembro de 2009

Lula não lê jornais, mas quer ensinar como editar



Comentário da bloguista: Não é de agora que o presidente Lula, que já confirmou não ler jornais, sinaliza ser contra a cobertura da imprensa brasileira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que parece um papagaio ao repetir tudo que o patrão diz, também já soltou o verbo contra a leitura de jornal. Isto, partindo do governo, é um péssimo sinal para a democracia de um país. Em seu livro "A imprensa e o dever da verdade", o ex-presidente da República, Rui Barbosa, já dizia que a imprensa é o pulmão da sociedade.

"A imprensa é a vista da Nação. Por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa, e se acautela do que a ameaça". (Rui Barbosa)

Segue o artigo publicado na edição da revista Veja

Por onde se olha na América Latina, há um governante com a ideia fixa de que seus fracassos seriam menos gritantes se só existisse a imprensa oficial. O Brasil vinha sendo a excepcionalidade na região. Agora o próprio presidente Lula está desenhando o que ele imagina ser a imprensa ideal. "Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. É informar", disse Lula há duas semanas.

Na quinta-feira passada, ele voltou à carga com o seguinte discurso, direcionado a repórteres que cobriam uma cerimônia que reunia catadores de papel, em São Paulo: "Hoje vocês têm a oportunidade de fazer a matéria da vida de vocês. Se vocês esquecerem a pauta do editor de vocês e se embrenharem no meio dessa gente (…) Publiquem apenas o que eles falarem. Não tentem interpretar."
É espantoso. Lula não lê jornais. Mas Lula quer ensinar como editar jornais. Má notícia, senhor presidente. Ter 80% de popularidade não credencia ninguém a ser repórter ou editor. Não existe jornalismo a favor. Não existe jornalismo feito pelo estado. Não é atributo do poder executivo traçar limites para o exercício da imprensa.
Leia o artigo na íntegra: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lula-agora-quer-editar-jornais-509488.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário