Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Eleições: Governo deve desistir de taxar caderneta de poupança

Por Viviane Monteiro

O governo deve voltar atrás e não taxar mais o dinheiro depositado em caderneta de poupança acima de R$ 50 mil . É o que avalia uma alta fonte do mercado financeiro que não vê espaço para a implantação da incidência de Imposto de Renda nas contas em caderneta de poupança. Ainda que tenha fundamento "técnico", a fonte acredita que a decisão do governo tem enfoque político, pois se trata de um ano eleitoral em que o governo estará mais preocupado em cativar o eleitor.

Para a fonte, tudo que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva _ que surfa numa onda de popularidade elevada _ não quer este ano é desagradar o eleitor. Ou seja, o interesse de Lula é o de eleger o candidato do PT à Presidência da República. Dilma Roussef é a possível candidata do partido. Lula também deverá evitar as críticas da oposição que poderá compará-lo ao governo Collor que confiscou o dinheiro da caderneta de poupança.

Fundamentos técnicos
A recuperação da economia brasileira, após o período de crise financeira mundial, também, deve interferir na decisão do governo. Pois o consumo brasileiro permanece aquecido e a economia deverá crescer fortemente este ano. As previsões de economistas e do governo para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superam 5% em 2010, ao contrário do que foi 2009, cujas previsões apontam para crescimento próximo de zero.

Selic deve voltar a subir
Desta forma, o foco do Banco Central, que controla a taxa Selic, estará voltado para o controle do eventual aumento de preços, o que pode fazer com que a autoridade monetária volte a elevar  a taxa Selic a partir de junho deste ano. A Selic se encontra hoje em 8,75%, o menor patamar da história. Saiba mais sobre a Selic. As expectativas de aumento do juro básico da economia devem inviabilizar a adoção da incidência de IR nos depósitos da caderneta de poupança.

A taxação das contas em caderneta de poupança havia sido anunciada em maio do ano passado, quando o governo avisou que os depósitos superiores a R$ 50 mil passariam a ter a incidência de Imposto de Renda (IR) a partir de janeiro de 2010. Essa seria uma tentativa de evitar uma eventual migração dos fundos de renda fixa para a poupança, diante do processo contínuo de queda da Selic _ que remunera os títulos públicos e os fundos de renda fixa.

Consulte os últimos resultados sobre os depósitos em caderneta de poupança. Poupança tem maior captação da história em dezembro . Veja também os detalhes sobre a taxação de IR. Governo vai taxar caderneta de poupança.

Fonte da arte: Revista Veja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário