Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

América Latina: Sociólogo português acredita que próxima década será mais problemática


Fonte: Agência Brasil

Os avanços políticos conquistados na última década na América Latina podem se perder nos próximos anos, na avaliação do sociólogo e jurista português Boaventura de Sousa Santos.

Na opinião do sociólogo, embora se acreditasse que o neoliberalismo estava “enterrado”, a América Latina convive com problemas que ainda não foram resolvidos, como o trabalho escravo, a criminalização de movimentos sociais e a emergência de grupos paramilitares.

De acordo com o professor da Universidade de Coimbra, a instalação de uma base militar norte americana na Colômbia e a eleição de um candidato de direita no Chile, Sebastián Miguel Piñera, no último dia 18, são sinais de que a região passará por mudanças.

“A questão paramilitar ocorre não só na Colômbia, mas na Venezuela, Bolívia e Equador. Acabo de vir do Equador e constatei assassinatos em série nas comunidades afroequatorianas. São as forças da direita que não aceitam mudanças”, destacou Boaventura, que foi consultor da reforma constitucional equatoriana, em 2008.

Leia mais sobre o assunto: Sociólogo português acredita que próxima década será mais problemática

Um comentário:

  1. Os latinos têm um peso a nível mundial que ajustado e concertado pode ser muito mais forte que os anglófonos. O erro sistemático dos latinos é não evidenciatem as suas potencialidades tendo como base as raízes culturais que os une, pos em termo de número são maiores (a comunidade latina nos estados unidos corresponde a 45% da sua população total), importa pois criarem nos seus países sociedades mais justas e o desenvolvimento acontece homogeniamente e duma forma natural e o principal obstáculo a combater será a corrupção.

    ResponderExcluir