Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Selic deve aumentar até 0,50 ponto na reunião do Copom, estima ministro

O governo já trabalha com a probabilidade de elevação da taxa Selic na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, nesta semana. Um ministro, que pediu para não ser revelado, acredita que a taxa Selic, atualmente em 8,75% ao ano, deverá aumentar entre 0,25 e 0,50 ponto percentual neste mês, a "depender" do comportamento da inflação de abril.

A taxa Selic é um instrumento usado pelo Banco Central para domar a inflação que começa a aparecer puxada pelo aquecimento econômico. Ao aumentar a Selic, a autoridade monetária desestimula as operações de crédito e o consumo de um modo geral, em uma tentativa de equilibrar a demanda e a oferta de produtos disponíveis no mercado.


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) desacelerou para 0,48% neste mês, após registrar alta de 0,55% em março. Porém, no acumulado no ano, o índice registra aumento de 2,51% e supera o patamar verificado em igual período de 2009 _ de 1,51%.

No acumulado dos últimos 12 meses _ até meados de abril deste ano _ o índice registra alta de 5,22%, também acima da taxa de 5,09% apurada em igual etapa do ano passado. Ou seja, nos últimos doze meses encerrados em meados de abril de 2009.

O dragão inflacionário pode ameaçar as metas de inflação do governo estipuladas para 2010. Diante de tal cenário, o Banco Central deve promover um novo ciclo de alta da taxa Selic em uma tentativa de convergir a inflação para as metas. O centro da meta de inflação (medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA) para este ano é de 4,5%. Já o teto do foco inflacionário é de 6,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário