Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sindicato dos Jornalistas promove campanha em defesa do diploma

O Sindicato dos Jornalistas promove, amanhã (17), no Rio de Janeiro a Campanha em Defesa do Diploma _ segundo o boletim Jornalistas & Companhia, publicação semanal distribuída ao setor. 

Amanhã completa um ano que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a obrigatoriedade do título para o exercício da profissão.

A decisão do STF não merece nenhum apoio, igualmente a do Sindicato dos Jornalistas.

Ao derrubar a obrigatoriedade do “o canudo” para o exercício da profissão, o STF deveria ter exigido, pelo menos, o diploma de qualquer outra área para a prática do jornalismo. Na verdade, a atitude do STF mostra que o setor público não está, nem um pouco, interessado em buscar melhorias para  educação do País. O setor público sabe que quanto menor é a qualidade da educação, menor é a cobrança da sociedade ao governo. 

Já o sindicato dos jornalistas briga apenas por reserva de mercado, já que seu principal objetivo parece ser o de defender seus principais clientes: as universidades particulares que visam apenas o lucro e não estão, nem um pouco, interessadas em melhorar a qualidade do curso de jornalismo.

Em vez de lutar por reserva e mercado, o sindicato deveria lutar por condições melhores para os profissionais da área de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário