Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dilma e a mídia


Por Ligia Martins de Almeida em 11/1/2011
Fonte: Observatório da Imprensa

Este é o texto de abertura da revista Claudia de janeiro, comemorando a posse de Dilma Rousseff. O texto está certíssimo, só tem um erro de data. O desafio começou antes da posse. Decidida a ter um terço do ministério composto por mulheres, Dilma só conseguiu emplacar nove, a maioria para ministérios das áreas sociais. O PT foi quem mais indicou mulheres. Os partidos aliados alegaram não ter nomes representativos para indicar.

Para justificar a nomeação, essas mulheres vão ter de trabalhar muito mais do que os colegas porque partem de uma desvantagem: seus erros serão atribuídos, antes de mais nada, ao fato de serem mulheres. E os partidos que relutaram em fazer a indicação vão ficar cheios de argumentos para fazer a substituição por homens. Para fazer sucesso, como aconteceu com Dilma Rousseff, elas vão ter que ir além da competência, abrindo espaço no governo e impondo sua vontade sem se preocupar com simpatia ou feminilidade. Correm o risco de serem chamadas de "dama de ferro" ou coisa pior.

Como disse Hillary Clinton, a secretária de Estado americana, ao saber que durante a campanha chegou-se a questionar a sexualidade de Dilma:

"É o mais baixo nível a que se pode chegar em uma campanha. Não importa a sexualidade da presidente, o país precisa que ela faça um bom governo. A ideia de uma mulher na presidência realmente me agrada muito. Fico feliz não só pelo país de vocês, mas pela mensagem que passa ao resto do mundo. O Brasil é um dos maiores países a ter uma mulher no comando" (O Estado de S.Paulo, 3/1/2011).

Um comentário:

  1. Olá Amiga:
    Há muito que não comentava no teu blog, mas é exigido demais às mulheres na política, talvez pela sociedade machista que se construí ao longo de séculos. Não sei qual será o trabalho de Dilma mas Lula internacionalmente já fica na História como o político que provou ser possível combater a pobreza com um etado mais social mas para combater e facto a pobreza é preciso complementar diminuindo o fosso com as grande riquezas e esse trabalho Dilma terá de fazer.
    Uma boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir