Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Jesus do Maranhão

O famoso Guaraná Jesus
Além de ser conhecido como a terra dos "Sarney", o Maranhão, um dos Estados mais pobres do Brasil, é também marcado pela criatividade de uma elite acadêmica. 

Exemplo disso é o sucesso do “Guaraná Jesus” - refrigerante muito popular no Estado - comercializado pela companhia internacional Coca-Cola.

Invenções da Ciência

O nome do guaraná Jesus é uma alusão ao nome do criador da fórmula do produto, o bioquímico Jesus Norberto Gomes (1891-1963). 

O produto é fruto de uma tentativa frustrada do bioquímico de criar um xarope. Segundo historiadores, o xarope agradou muito os netos do bioquímico, também farmacêutico - motivo pelo qual nasceu a bebida à base de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina. 

Ironicamente, o bioquímico era ateu e chegou a ser excomungado porque batizou o produto de Jesus. 

Histórico

A família Jesus manteve a fábrica própria até o início da década de 1960. A partir daí  ela foi vendida sem a marca para a então Cervejaria Antarctica Paulista.

Segundo historiadores, os representantes da família Jesus acusaram a
Cervejaria Antarctica Paulista de adulterar e boicotar a venda do Guaraná Jesus, iniciando uma briga judicial. Anos depois, o contrato foi rompido e há uma uma década, aproximadamente, a companhia Coca-Cola comprou os direitos de venda da da marca Jesus, em razão do sucesso que o guaraná faz no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário