Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Brasil dá novo passo para substituir animal em teste científico

Por Viviane Monteiro/ Jornal da Ciência

Diante do desafio mundial de se criar alternativas para reduzir o uso de animais em testes científicos, a Rede Nacional de Métodos Alternativos (Renama) – vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – fechou uma parceria com órgãos internacionais para adotar no Brasil o chamado método HET-CAM (Hen’s Egg Test Chorioallantoic Membrane). A informação foi concedida ao Jornal da Ciência por fontes do MCTI.


Ensaio com ovo/ Fonte: Renama
Na prática, esse método é aplicado em análises de toxicidade e utiliza a membrana do ovo de galinha para verificar o grau de irritabilidade induzida por alguma substância química em produtos industrializados – seja um medicamento, um praguicida, um agente químico industrial, entre outros.
Pelo acordo, o Brasil participará do processo final de validação do HET-CAM na Europa, onde foi desenvolvido e encontra-se em fase final de validação. Concluída essa etapa, o HET-CAM será o primeiro método a ser validado em território brasileiro.

A parceria é com o Centro de Alternativas aos Testes em Animais (CAAT, na sigla inglesa), situado em Baltimore, nos Estados Unidos (EUA); e com o CAAT- Europa, localizado na Universidade de Kostanz, na Alemanha, segundo Isabella Fernandes Delgado, pesquisadora do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fiocruz, um dos laboratórios centrais da Renama.

A matéria na íntegra está disponível em: Renama fecha 1ª parceria internacional para validação de método alternativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário