Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

domingo, 16 de agosto de 2009

A nossa política de pão e circo


Com um discurso eleitoreiro, o governador de São Paulo, José Serra _ que lidera as pesquisas para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República em 2010 _ faz questão de propagar o programa Viva Leite, que existe em São Paulo. Em visita à fábrica da Nestlé, em Araraquara, interior de São Paulo, na última quarta-feira, Serra chegou a comparar o programa Viva Leite ao Bolsa Família, do Governo Federal. Isso mostra que as discussões para as eleições de 2010 devem ficar limitadas às ações assistencialistas. O presidente Lula tornou-se o garoto propaganda do Bolsa Família. Vale lembrar que são discussões mesquinhas que em nada contribuem para melhorar o padrão de vida do brasileiro em longo prazo.
O governador de São Paulo disse que o programa Viva Leite atende a 700 mil famílias, com renda de até dois salários mínimos. São 10,8 milhões de litros distribuídos em todos os municípios paulistas a cada mês. "Nós investimos cerca de R$ 180 milhões por ano. É um programa único no Brasil. São abrangidas 624 mil crianças de seis meses a seis anos de idade".
Já o Bolsa Família atende a cerca de 11 milhões de famílias, o equivalente a R$ 13 bilhões distribuídos por ano.
O que existe realmente é uma forte resistência da Presidência da República e dos governos estadual e municipal de investirem em educação, saúde e em outras obras que possam melhorar a qualidade de vida de nós brasileiros. Vale lembrar que nós depositamos mais de R$ 600 bilhões anuais na conta do governo via pagamento de impostos _ a maioria incide sobre os preços dos produtos e que são repassados ao consumidor.

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