Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mantega repreende


Mesmo que em tom de brincadeira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sugeriu à uma platéia de especialistas e empresários a não ler mais o noticiário de fim de semana. Isso porque alguns jornais publicaram, no domingo, a opinião de bancos sobre a hipótese de o governo não conseguir cumprir a meta do superávit primário no próximo ano. Superávit primário é a economia feita pelo governo para o pagamento do juro da dívida pública. Para 2010, o alvo é de de 3,5% do Produto Interno Bruto _ riquezas produzidas no país.

Porém, em razão do aumento de despesas em um ano eleitoral e de queda de arrecadação de tributos por conta dos impactos da crise econômica mundial, alguns bancos acreditam que a meta do superávit primário em 2010 não será cumprida. Por sua vez, Mantega assegurou que o alvo será atingido. O episódio aconteceu em evento realizado em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Na verdade, o que causa estranhamento são os sinais de repreensão dentro deste governo, uma vez que o ministro sugeriu à sociedade a parar de ler jornal. Em outras ocasiões, o próprio presidente Lula já havia afirmado que não lia jornais em uma crítica indireta à imprensa. Foi neste governo que o diploma para exercer a profissão de jornalista deixou de ser necessário. Não é o caso de defender, aqui, o "canudo" para exercer tal atividade, pois o melhor aprendizado ainda é nas redações de jornais. Mas o governo precisa aceitar e a respeitar a liberdade de expressão.
Entenda o que é superávit primário: http://pt.wikipedia.org/wiki/Super%C3%A1vit_prim%C3%A1rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário