Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sábado, 17 de outubro de 2009

Horário de verão faz 78 anos no Brasil


Neste domingo, a zero hora, inicia o horário de verão que poderá trazer ganhos à economia de energia de  cerca de R$ 30 milhões este ano. Os cálculos são da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).  A estimativa é de que a medida reduza em 4,4% a quantidade de energia (MW) entre o horário de 18 horas e 20 horas. Adotado pela primeira vez no Brasil em 1 de outubro de 1931, o horário de verão tem o papel de melhorar o aproveitamento da luz do sol. Assim, adiantando os relógios em uma hora. A implantação da iniciativa este ano completou 78 anos no Brasil. Mas foi apenas a partir de 1985 que a medida começou a vigorar anualmente.
Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, o horário de verão é adotado no fim de cada ano em razão do aumento do consumo na economia, resultado do crescimento da produção industrial às vésperas de Natal. A explicação científica para este horário é que, em tal  época, os dias têm maior duração por causa da posição da terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar mais as horas de sol foi lançada em 1784, nos Estados Unidos, por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Fonte: Informações de agências
Mais sobre o assunto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1rio_de_ver%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário