Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia das Crianças completa 85 anos no Brasil


O Brasil é o único país que comemora o Dia das Crianças em 12 de outubro. Oficialmente, a celebração internacional da criança é 20 de novembro _ data reconhecida pela ONU, a Organização das Nações Unidas. Mas a homenagem varia de acordo com cada país. No caso do Brasil, ela completou este ano 85 anos.
Aprovado pelo governo brasileiro em 1924, o Dia das Crianças começou a despertar o interesse da população apenas na década de 1960, através de um jogo de marketing de vendas das grandes empresas fabricantes de brinquedos.
Pelo menos no Brasil, o interesse da comemoração é basicamente comercial. O Dia das Crianças é comemorado juntamente com o de Nossa Senhora Aparecida. As fabricantes de brinquedos aproveitam o momento para elevar suas vendas. Este ano, a indústria nacional do setor registrou faturamento de R$ 950 milhões, o equivalente a 70 milhões de produtos vendidos. A receita superou em mais de 11% os valores obtidos no mesmo período de 2008, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, a Abrinq.

Segundo a Wikipédia, o Dia das Crianças no Brasil surgiu na década de 1920. A proposta do deputado federal, Galdino do Valle Filho, foi aprovada pela Câmara e oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867 de 5 de novembro de 1924. Até então, o público não havia se comovido com o Dia das Crianças. Isso aconteceu apenas após 40 anos, quando a data passou a ser celebrada mediante a uma estratégia de marketing da Estrela, líder no setor no Brasil. Em 1960 a Estrela fez uma promoção, juntamente com a Johnson & Johnson, a fim de aumentar as vendas de ambas as empresas. Na ocasição, foi lançada a "Semana do Bebê Robusto". Assim, o primeiro Dia das Crianças no Brasil foi comemorado em 12 de outubro de 1960. Em seguida, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas de brinquedos, como lembra a Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário