![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEit1vG44gN1LMgkeWsQVbNbK5DRDnAqLydQppk4vDf_xC3YgSxDE3EaYaTrX-sKMBIxSzxbRAL-yu4uwcFFOBpB6-mkbg0p4xn0ZsfKzHsz0h9w9rlwrq64sy4eqZkv_ap3eX9G6pYgyHM/s200/ruth.jpg)
Nesta semana, Lula “se revoltou” contra a corrupção. Só agora, no fim de dois mandatos, deseja transformar a corrupção em “crime hediondo”. No Nordeste, em comício, prometeu saneamento básico para “tirar o povo da ‘merda’”.
Em discurso em Brasília, desejou um Natal fornido de panetones. Todo mundo riu. Eu também.O palavrão não me chocou. Quem já esteve em favelas urbanas e nos rincões remotos do país sabe que é essa a realidade de quem vive sem esgoto e dorme com os filhos ao lado de valões abertos.
Um presidente poderia usar outra palavra, em respeito à liturgia do cargo, mas Lula se lixa para isso. Sem defender o uso público de palavras chulas, diria que a declaração do presidente não falseia a vida real. É uma imagem crua, sem manipulação digital ou reticências, à maneira desabrida de Lula. O povo precisa mesmo de saneamento básico para viver com um mínimo de dignidade e saúde no século XXI.
"Se assim é hoje, assim será no ano que vem e nos outros anos, não importa quem passe a ocupar o Palácio do Planalto."
Mas Brasília não pode ser esquecida. Seria uma injustiça. O Congresso e os partidos políticos, incluindo o PT, também precisam de saneamento básico. O ano de 2009 está fechando com chave de cadeia. Os vídeos de José Roberto Arruda e sua corte exalam um odor semelhante ao dos lugares desassistidos pelo poder público.
Os escândalos são insidiosos e malcheirosos: se não há mão forte contra a corrupção, se existe condescendência com mensaleiros... se assim é hoje, assim será no ano que vem e nos outros anos, não importa quem passe a ocupar o Palácio do Planalto. Leia o artigo na íntegra: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI110359-15230,00-NAO+E+SO+O+POVO+QUE+ESTA+NA+M.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário