Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lula e FHC: ironia do destino




A semelhança entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) é mais forte do que se imagina.

O governo petista é criticado por ter se apropriado dos bons ventos soprados pela política econômica do governo FHC, o que, inclusive, deve render altos índíces de popularidade ao presidente Lula. Já Fernando Henrique Cardoso é acusado de ter conseguido a reeleição em 1988 graças ao sucesso do Plano Real _ que foi idealizado pelo economista Edmar Lisboa Bacha.

Bacha foi um dos integrantes de destaques da equipe econômica do Ministério da Fazenda que instituiu o Plano Real, um dos responsáveis pela estabilidade da economia e pelo domínio da hiperinflação. O Plano foi desenvolvido durante o governo Itamar Franco, conforme lembra o site da WikipédiaClique no link: Perfil de Fernando Henrique Cardoso (FHC).


O pai do Real
Ainda que a matéria-prima não tenha sido de FHC, o ex-presidente da República ficou conhecido como o “pai Plano Real”.

Parafraseando Fernando Pessoa: "Segue o teu destino; rega as tuas plantas; ama as tuas rosas; o resto é a sombra de árvores alheias."

Pagando na mesma moeda
Da mesma forma que FHC critica o "continuísmo" da política econômica no governo Lula, Itamar Franco chegou a rebater as declarações de Fernando Henrique Cardoso de que teria criado o Plano Real.

“A parte principal que quero rebater é a afirmação de que quando ele deixou o Ministério da Fazenda para se candidatar, tudo estava pronto e feito. Isto é uma inverdade”, chegu a falar Itamar Franco. FHC foi ministro da pasta no governo Itamar Franco.

Um comentário:

  1. No Grande Livro dos Provérbios, de José Pedro Machado (Editorial Notícias, 1996), existe o provérbio «Para velhaco, velhaco e meio».

    Marizinha.oliveira73@gmail.com

    ResponderExcluir