Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Presidente do Haiti diz que destruição é 'de guerra'

Fonte: Reuters


O presidente do Haiti, René Préval, agradeceu ao mundo pela ajuda enviada à empobrecida nação do Caribe após um devastador terremoto que ele comparou com um bombardeio em tempos de guerra.

"Os danos que vi aqui podem ser comparados aos danos que você veria se o país fosse bombardeado por 15 dias. É como em uma guerra", afirmou o líder de 66 anos à Reuters, em uma entrevista do lado de fora da delegacia de polícia que se tornou sua casa e gabinete na capital Porto Príncipe.

O tremor de magnitude 7, que devastou grande parte da montanhosa cidade costeira na terça-feira, também fez desmoronar o elegante palácio presidencial e sua própria casa.

Autoridades do Haiti, a nação mais pobre do Ocidente, dizem acreditar que o número de mortos possa ficar entre 100 mil e 200 mil, e que três quartos da cidade precisarão ser reconstruídos.

Préval, que como muitos compatriotas pareceu atordoado com a enormidade da catástrofe, afirmou que não dormiu por dois dias após o terremoto.

Sem casa e sem telefone

"Eu não tenho uma casa, eu não tenho um telefone, este é o meu palácio agora", afirmou, sorrindo sem graça e apontando para a sede da polícia judicial, onde ele está morando.

Várias vezes ele tirou um Blackberry de seu bolso para mostrar que não havia sinal, para ilustrar os grandes problemas de infraestrutura e comunicações que seu país enfrenta, enquanto os esforços de ajuda internacional ganham força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário