Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma reflexão sobre o governo Lula

Fonte: Blog do Noblat
Artigo
(Murillo de Aragão é cientista político)

Nunca antes na história deste país um governo foi tão mal interpretado por conta de suas virtudes e defeitos.

Pouco se aproveita da mistura de sentimentos e opiniões sobre o governo Lula. Quem elogia, é vendido. Quem critica, oposição. Não é bem assim.

É muito mais complicado. Um pouco de reflexão sobre o que foi o seu governo é mais do que necessário.

Vamos partir de três áreas: economia, política e sociedade e verificar o paradoxo em que vivemos.

Para o horror daqueles que odeiam Lula e o PT, o Brasil de 2010 – com seus graves defeitos - é bem melhor do que o Brasil de 2002, por exemplo.

Vale ressaltar que os avanços de FHC pavimentaram o caminho do sucesso de Lula. No entanto, tal qual em Copa do Mundo, o que vale é o resultado.

Os índices de desenvolvimento social melhoraram significativamente: consumo de calorias, aumento de renda real, redução da pobreza, entre outros.

O aumento real do salário mínimo é outra proeza incrível já que, por muitas décadas, dizia-se que o aumento do salário mínimo causaria inflação e quebraria os municípios. Nada aconteceu.

No campo econômico, os índices da era Lula também são admiráveis. Lula teve o bom senso de evitar ser tragado por maus conselhos, mesmo que cheios de boas intenções.

No campo político, os resultados são mais do que decepcionantes: nenhuma reforma constitucional significativa foi aprovada, fora um ensaio de reforma previdenciária lá em 2003.

O presidente, mesmo contando com índices altíssimos de popularidade, não conseguiu mobilizar o Congresso para aprovar reformas importantes capazes de aperfeiçoar o país.

Leia o artigo na íntegra ao clicar no link: Blog do Noblat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário