Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CONTAS PÚBLICAS: Superávit não é sinal de que governo está cortando gastos


Fonte: Blog da Míriam Leitão

O governo divulgou o resultado das contas de todo o setor público e o superávit aumentou. Em abril, foi muito bom, de R$ 19,7 bilhões. Ontem também houve divulgação de contas públicas, mas são coisas diferentes. A primeira, que está nos jornais de hoje, é do Tesouro, do Ministério da Fazenda, e essas são contas consolidadas do BC. É bom lembrar o seguinte: esse resultado foi obtido porque teve aumento grande da arrecadação: 22,9% em abril comparado com o mesmo mês do ano passado.

O Brasil não está fazendo corte de gastos, política de austeridade; pelo contrário, o país está aumentando seus gastos de forma permanente.Quando faz um resultado bom como agora, é porque aumentou a arrecadação. Significa que nós, brasileiros, mandamos mais dinheiro para os governos federal, estadual e municipal. Pagamos mais impostos.

Neste caso de abril, é porque a economia está crescendo, a Receita também é mais eficiente, capaz de arrecadar, mas por outro lado, a sociedade está ficando muito penalizada com o aumento grande de impostos.

Não era hora de elevar os gastos, como o governo está fazendo, aumentando o custo da máquina, fazendo pacote de bondades, porque esses aumentos de arrecadação acontecem e depois, num momento de queda do crescimento econômico, diminui. Esta é a hora de criar um círculo virtuoso na economia.

O governo vai comemorar, dizer que está fazendo austeridade, mas não está. No resultado nominal, que é o mais completo, o país está com déficit acumulado no ano de 2,13% e em 12 meses, de 3,2%. Continua aumentando seu endividamento, na verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário