Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ficha Limpa nas mãos do presidente Lula

O projeto Ficha Limpa, aprovado na semana passada pelo Senado Federal, foi enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deve ocorrer nos próximos dias, segundo informações da Agência Estado. A inicitativa é uma vitória popular.

A secretária executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, já avisou que a reforma política será a nova luta das entidades, entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fizeram o Ficha Limpa.

"Caso o Congresso não faça a reforma, esse será o próximo tema de uma lei de iniciativa popular", assegurou. O movimento já aprovou, além do Ficha Limpa, a Lei 9.840, que pune venda de votos e foi responsável pela cassação de 600 políticos desde 2002.

Comentário: O projeto, que por obrigação deveria ser aplicado ainda este ano, representa um marco na sociedade que clama por justiça e respeito na política brasileira. Essa é uma tentativa de combater os altos indíces de corrupção do Brasil, visto hoje como o país do "rabo preso". Ou seja, como parece que todos estão envolvidos, nenhum político teria hoje condições de denunciar as irregularidades administrativas que acontecem na política.

Um comentário:

  1. A corrupção do sistema político e mesmo da sociedade enquanto estrutura organizadora do Homem é um mal transversal a todos os países e qpara os quais os políticos têm muito poucas soluções porque talvez também não as queiram.
    Bom fim de semana
    Beijos

    ResponderExcluir