Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sábado, 26 de junho de 2010

A virada de Dilma no primeiro tempo

Fonte: Revista Época (Por Ruth de Aquino)

Dilma Rousseff cravou uma virada em cima de José Serra que deixou os tucanos cambaleantes em seu próprio campo, o Sudeste. Na primeira fase do jogo eleitoral, a pesquisa do Ibope colocou a petista 5 pontos à frente de seu adversário e comprovou o que o torcedor-eleitor já sabe. Eleição presidencial é como Copa: não há favoritos antes de a bola rolar. Sentar em cima de vantagem prévia e se fechar na retranca são estratégias fadadas ao fracasso.

Mais uma lição da primeira fase para o PSDB de Serra? O jogo individual não ganha eleição. A humildade impele o político a buscar ajuda e confiar nos passes de outros. Com isso, ele amplia alianças e dá sentido de equipe. Ficar pregado na posição de centroavante em São Paulo é uma opção que ignora a realidade do Brasil e sai caro no placar final. Hoje, segundo o Ibope, Serra só ganha de Dilma no Sul e entre os mais ricos. E, claro, entre os companheiros paulistas. Jogando em casa, Serra se acostumou (mal) a ser artilheiro.

Outra lição? Ignorar a tendência da disputa e apostar no segundo tempo, deixando para mostrar jogo nos últimos 15 minutos. Foi o que tirou da Copa a campeã Itália, diante da menosprezada Eslováquia. No gramado eleitoral, de nada adiantaram os alertas de tucanos de outros Estados, ansiosos para que Serra emergisse do túnel quando tinha uma margem confortável sobre a adversária. Qual a alternativa que ele propunha para o país? Ah, sim, “o Brasil pode mais”. A Dilma também acha que o Brasil pode mais. Como eu, você e o Dunga.

O PSDB parece um time perdido diante do rolo compressor dos “190 milhões em ação” – e 80% deles apoiam Lula. É o “pra frente, Brasil”, vitorioso no PIB recorde, nos índices de emprego, na classe média ampliada, no filho matriculado na universidade. Os analistas chamam de “conjuntura”, com o perdão da palavra.  Clique aqui e saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário