Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Em sua nova obra, FHC faz desabafos sobre Lula


Depois te tanto tempo sem alimentar meu blog, fiz um esforço para registrar aqui um desabafo de Fernando Henrique Cardoso em um dos capítulos de sua mais recente obra "A soma e o resto ─ um olhar sobre a vida aos 80 anos" sobre a falta de reconhecimento de seu legado pelo seu sucessor Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República.

Ao falar do que gostaria de ser lembrado quando não estiver mais entre os  mortais, FHC, como é conhecido, demonstra que, certamente, gostaria de ser reconhecido ainda em vida. “O julgamento que interessa para um intelectual ou para um político é o da história. Mas você vai estar morto. Então já não interessa tanto...”, diz o sociólogo e ex-presidente do Brasil.

Por enquanto, FHC acredita que o reconhecimento será dado  às medidas de controle de inflação. Mas lança dúvidas no que se refere ao aumento do salário mínimo real (descontado a inflação), à estabilidade do real e políticas sociais em seu governo. “Porque veio o Lula e o Lula fez tudo para que o que fiz fosse esquecido. Quis apagar a história para que ele aparecesse como o único fazedor de coisas”, lamenta. FHC emenda: “Como os estalinistas fizeram com as outras correntes revolucionárias. O meu partido não reagiu, nem eu. Não sei, portanto, se essa parte social vai ficar marcada, mas ela é verdadeira. Fiz o que pude”.     

Pelo que parece, a célebre frase atribuída a FHC ao assumir o poder foi usada ao extremo: “esqueçam o que escrevi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário