Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Descaso em São Luís do Maranhão


O Centro Histórico de São Luís do Maranhão, a única capital brasileira fundada por franceses, protagoniza o descaso público que se estende para periferia e deságua no interior do Estado que reúne municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação.

Palácio dos Leões
Sem investimentos em infraestrutura, as ruas da capital do Maranhão estão em péssimas condições de conservação e a frota de veículos na cidade é cada vez maior, tornando o trânsito caótico e quilométrico semelhante ao das principais capitais do País.  

Prestes a completar 400 anos, a cidade,  berço esplêndido do feudo “SARNEY”, parece parar no tempo. Não à toa o Maranhão concorre com o Piauí anualmente na posição de estado mais pobre do Brasil.

Alguns cartões postais, como os  localizados à Praça D. Pedro II, onde fica o centro histórico da capital, demonstram abandono, exatamente onde situam o Palácio dos Leões, sede oficial do governo do Maranhão, o Tribunal de Justiça, a Prefeitura Municipal  e a Igreja da Sé.

No geral, as ruas próximas ao centro histórico _ que corre o risco de perder o título de patrimônio histórico pela Unesco _ são acompanhadas pelo perigo de assaltos, iluminação deficiente, pela incômoda sensação de insegurança e nítida desigualdade social.

Quem passar à noite pela cidade de São Luís vai ouvir alguém falar que o público que circula pelo centro da cidade são moradores de rua e turistas que enfrentam o medo e se dispõem a conhecer a cidade, mesmo diante do perigo.

Ainda assim, se observa duas obras em execução na capital, como a extensão do prolongamento da Avenida Litorânea, um dos mais belos cartões postais da capital maranhense, e a ampliação do aeroporto que, por enquanto, está improvisado no antigo prédio. Conforme notícias locais, em março de 2011 o terminal de passageiros do aeroporto foi interditado para reformas emergenciais depois de parte do teto ter caído.

Crime em praça pública
Ao circular pelo centro histórico de São Luís do Maranhão, em pleno sábado, 27 de maio de 2012, vi ali na Praça D. Pedro II uma briga entre dois homens que acabou em um assassinato. Um deles morreu exatamente a pouquíssimos metros de distância do Tribunal de Justiça e da sede oficial do governo do Maranhão, onde a segurança deveria ser reforçada.

A imprensa local noticiou que a vítima era um morador de rua, identificado apenas por “Daniel” (sem sobrenome, talvez estivesse sem documentos) que morreu ali por não resistir a  cerca de quatro golpes de gargalos de garrafa. As informações são de que a vítima era um ex-presidiário e estava em liberdade há cerca de cinco dias.

O reflexo do descaso político não se restringe apenas à capital. É intensificado e observado “a olho nú” em cidades do interior, como Chapadinha, responsável pelo segundo ou terceiro menor IDH do País.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário