Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Investimento em educação, uma aventura justa e necessária

No Brasil, tudo pode, menos beneficiar as famílias mais desfavorecidas.
  
Daniel Cara
Em artigo, Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educacao, afirma que o Governo Federal erra ao criticar a aprovação do equivalente a 10% do PIB para a educação pública no decorrer de dez anos. Inclusive, porque Dilma prometeu 7% do PIB até 2014.

Leia o artigo na íntegra: Resposta ao Governo Federal: o investimento em educação é uma aventura justa e necessária



Em 26 de junho, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) - da Câmara dos Deputados - aprovou a aplicação de 10% do PIB na educação no decorrer de dez anos. A medida vem sendo criticada pela equipe econômica do governo, especificamente pelo Ministério da Fazenda que alega que o aumento de despesas públicas, em plena crise econômica mundial, pode "quebrar um Estado". Hoje a União, Estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na educação.

Comentário do blog
A maioria dos impostos pagos pelo contribuinte brasileiro destina-se ao pagamento do juros da dívida pública ao sistema financeiro (bancos), ao redor de R$ 600 bilhões por ano (que envolvem tanto o pagamento do juros quanto taxas de rolagens da dívida pública) - sob a alegação da chamada estabilidade econômica brasileira. Outra parcela significativa vai para o pagamento de salários de parlamentares e de servidores públicos, além da quitação de passagens áereas e hospedagens.

No ano passado a arrecadação de tributos federais  somou R$ 993,66 bilhões, um crescimento de 10,10% na comparação com 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário