Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Inglês, educação e orçamento são os desafios da ciência, diz Prêmio Nobel de Química 2011


Investir no idioma inglês, na qualidade da educação e assegurar a manutenção do orçamento para pesquisa são os três desafios da área científica, principalmente em países em desenvolvimento. A opinião é do cientista israelense Daniel Shechtman, ganhador do prêmio Nobel de Química em 2011.


Segundo Shechtman, a língua do mundo científico é o inglês e nem todos os cientistas falam esse idioma. "A ciência é universal, mas o idioma pode ser um obstáculo", disse o cientista, que ganhou o Prêmio Nobel de Química no ano passado pela descoberta dos quasicristais em 1982, teoria que alterou a forma como os químicos entendem a matéria sólida e abriu espaço para pesquisas do diesel até materiais para panelas.

No caso da educação, é necessário, segundo ele, começar a investir nessa área muito cedo e com alta qualidade nos países latino-americanos. Além disso, as crianças devem ter acesso à ciência na pré-escola. Em países desenvolvidos, ele exemplificou, as crianças com seis anos de idade já sabem ler.

O Nobel de Química de 2011 acrescentou que o orçamento para pesquisa "deve ter um fluxo contínuo". Pois sem ele "não há ciência". Segundo Shechtman, os cientistas também devem contribuir e pautar o governo sobre as prioridades da ciência.
 
Leia a matéria na íntegra: Idioma inglês, educação e orçamento são os desafios da ciência, diz Prêmio Nobel de Química 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário