Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Políticas ambientais e desenvolvimento para Amazônia

Viviane Monteiro
 Jornal da Ciência

Cienstistas acreditam que a Amazônia precisa de políticas científicas e de projetos para promover o próprio desenvolvimento

 Ennio Candotti
No mês em que é comemorado o Dia da Amazônia - em 5 de setembro - cientistas alertam sobre a falta de políticas ambientais e de projetos de desenvolvimento na região, onde vivem cerca de 30 milhões de pessoas, incluindo indígenas e ribeirinhos, que precisam de água potável e de educação.

Eles consideram fundamental aumentar a produção de conhecimento do bioma, já que 70% das variedades botânicas são desconhecidas, assim como 98% dos insetos que precisam ser identificados via pesquisa científica. Isto é, o Brasil que detém a maior biodiversidade do planeta desconhece a maior parte de seu patrimônio natural.

Consultado, o governo disse fazer sua parte. Conforme Trajano Augustus, coordenador do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) do Ministério do Meio Ambiente, foi implementado na região um ciclo virtuoso de recursos em unidades de conservação, por exemplo, cujos investimentos programados para o biênio 2012 e 2014 superam R$ 100 milhões.


A cifra, segundo ele, é um dos maiores volumes de recursos já aplicados na Amazônia. Tais investimentos, avalia Augustus, surtem impactos diretos e indiretos  na população local que acaba se beneficiando das obras executadas.O cientista Ennio Candotti, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e diretor do Museu da Amazônia, defende investimentos em cursos de pós-graduação e em pesquisas científicas que podem auxiliar o desenvolvimento da região. Destacando que o Brasil usa o bioma amazônico, os potenciais hidrelétricos e os minérios para extrair riquezas e alavancar o desenvolvimento nacional, Candotti considera importante reconhecer que a Amazônia precisa de políticas científicas e de projetos para promover o próprio desenvolvimento.

Leia a matéria na íntegra: 
Cientistas defendem políticas ambientais e desenvolvimento para Amazônia

Ministério do Meio Ambiente destaca medidas exclusivas para Amazônia
                                                            
Veja também no portal EcoDebate:
Cientistas defendem políticas ambientais e desenvolvimento para Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário