O Observatório da Imprensa analisa o comportamento da mídia diante das pesquisas eleitorais.
O resultado do primeiro turno da eleição no Brasil deixou evidente os erros dos
principais institutos de opinião que, um dia depois, admitiram o
problema, segundo o Observatório.
Em várias cidades como Recife, Curitiba, Salvador e Manaus os
vitoriosos nas urnas não corresponderam às pesquisas realizadas pelos
institutos. No domingo da eleição, os jornais de São Paulo publicaram um
empate triplo entre os três candidatos mais votados de acordo com o
Datafolha e o Ibope. Porém, isto não ocorreu. Na verdade, Celso
Russomano caiu quase 6 pontos percentuais e Haddad subiu quase 4.
m
Florianópolis, o Ibope deixou de captar uma queda de popularidade do
candidato do PSD. Bocas de urnas divergentes também ocorreram em Porto
Alegre, Goiânia, Fortaleza e Rio de Janeiro.
Em todas as eleições a imprensa dá destaque aos números das pesquisas e
trata o resultado como ciência exata. A certeza da vitória dos
candidatos acaba influenciando o eleitor. E, quando o resultado não
corresponde à realidade, a margem de erro é a culpada.
Assista ao vídeo com as análises de Alberto Dines: Como o resultado das pesquisas influencia o voto do eleitor
(Observatório da Imprensa)
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