Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Brasil lança Gaffi para cuidar de doenças fúngicas

 Arnaldo Lopes Colombo/Google
Por Viviane Monteiro/Jornal da Ciência

Pela primeira vez, o Brasil contará com um órgão específico para lidar com problemas relacionados a infecções causadas por fungos, que respondem por 1,3 milhão de mortes anuais no mundo. O Fundo de Ação Global para Infecções Fúngicas (Gaffi, na sigla em inglês) foi lançado oficialmente na última quinta-feira (18/11), no anfiteatro Leitão da Cunha da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo.

Encabeçado por grandes executivos europeus e pela comunidade científica,  o Gaffi é uma organização não governamental internacional  que nasce com a missão de reduzir a mortalidade provocada por infecções fúngicas no mundo. Hoje,  as doenças fúngicas são negligenciadas pelas políticas públicas mundiais.

Além de comprometer milhões de vidas a cada ano, como por exemplo, pequenos agricultores e moradores carentes da zona rural, as doenças fúngicas acarretam também prejuízos significativos à agricultura. Hoje,  o número de mortes provocadas pelas infecções fúngicas supera o de tuberculose e malária, por exemplo, em torno de 500 mil anuais no mundo.

Com sede em Genebra, o Gaffi é composto por uma diretoria e oito conselheiros distribuídos em diferentes continentes. Nos Estados Unidos, existem dois representantes da instituição; na Europa, são três; na Austrália, Índia e na América Latina, um representante. O bloco latino é representado pelo Brasil. O órgão foi lançado neste mês em todos esses lugares, com exceção da Índia (representando a Ásia), cujo lançamento será em janeiro.

No Brasil, o conselheiro do órgão é o professor titular de Infectologia da Unifesp, Arnaldo Lopes Colombo. Segundo o especialista, em cada país, o Gaffi está presente em universidades ou instituições parceiras de seus respectivos conselheiros. Para ele, a representatividade do Gaffi no Brasil é "um presente" que a Unifesp recebe em seus 80 anos de história.

A matéria na íntegra

Gaffi chega ao país para cuidar de doenças fúngicas


Brasil ganha reforço para cuidar de doenças causadas por fungos

Nenhum comentário:

Postar um comentário