Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Inovação: Brasil já tem tecnologia para produzir etanol de lixo orgânico


Por Viviane Monteiro

O Brasil já pode fazer etanol carburante com o uso do lixo orgânico doméstico, até então despejado em céu aberto, em lixões controlados e aterros sanitários.

A tecnologia é do engenheiro agrônomo Reynaldo Dias, ex-consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) _ que antecipou a informação a este Blog.


Segundo disse, a sua invenção foi patenteada, juntamente com o aparelho desenvolvido para produção de etanol de lixo orgânico. A patente foi depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 06 deste mês sob o título "Processo contínuo e aparelho de produção de etanol a partir do lixo orgânico e outros resíduos de biomassa”, informou.

Dias esclarece que a tecnologia produz também o biocombustível feito pela exploração do lodo ativado excedente das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE); de miolo do bagaço de cana-de-açúcar com a vinhaça; de farelo de mandioca; e de resíduo da produção da fécula de mandioca, dentre outros resíduos de biomassa.

Baixo custo
A vantagem, destaca o engenheiro, é o baixo custo de produção do etanol de lixo orgânico, já que é baixo o valor da matéria-prima. Segundo diz, a cifra representa apenas 10% do custo do etanol de cana-de-açúcar _ o biocombustível mais comum no Brasil, cujo valor de produção estimado é de cerca de R$ 0,60 por litro de etanol hidratado.

Para o engenheiro, se todo lixo orgânico do mundo fosse aproveitado e transformado em etanol seria possível substituir o atual uso gasolina mundial _ de cerca de 1,25 trilhão de litros anuais.

No caso do Brasil, afirma Dias, seria possível triplicar a atual produção de etanol de cana-de-açúcar. “Isso poderia acontecer com apenas 10% do custo de produção do etanol fabricado com cana-de-açúcar, com investimentos de apenas 3% do total investido em uma destilaria de cana-de-açúcar (autônoma)”. Conforme Dias, os investimentos estimados em uma destilaria de 150 mil litros diários são de R$ 78 milhões.

Emprego
Diante disto, o engenheiro calcula que o Brasil poderia gerar empregos para 800 mil famílias de catadores de lixo e outras 200 mil famílias poderiam ser beneficiadas na produção de resíduos industriais.

Para Dias, o clima seria um dos principais beneficiados pela implantação da tecnologia. “O planeta agradeceria, pois acabaria com os lixões e a poluição provocada pela área da combustão da gasolina”, disse.

Produção de lixo no Brasil
As estimativas são de 267 mil toneladas de lixo doméstico produzidas por dia, das quais cerca de 50% são de lixo orgânico. O número equivale a 97,455 milhões de toneladas anuais. Metade disto (48.727.500 toneladas ) é lixo orgânico.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Sempre que passo por aqui leio informações bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Gostaria de contactar o referido engenheiro, para obter mais informações sobre a patente.

    Favor contactar pelo e-mail: regenerfortes@gmail.com

    Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Como podemos fazer contato com o Eng.o Reynaldo? robertoep@sanepar.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Viviane.
    Estou tentando entrar em contato com o Eng. Reynaldo, mas não consigo. Você teria como? Meu E-mail é robertoep@sanepar.com.br
    Obrigado. fico no aguardo
    Abs e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Viviane, bom dia. Desculpe te chatear novamente. é Roberto Pesserl Tentei encontrar o Eng. Reynaldo pelo Facebook como vc me enviou o e-mail. mas nada consegui. Como vc o havia contatado para a entrevista? Se puder me ajudar mais esta vez, agradeço de coração.

    ResponderExcluir