Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

domingo, 17 de janeiro de 2010

O PT mudou o Brasil? Ou o Brasil mudou o PT?

Fonte: Revista Veja - 16/01/10

Artigo
(de Maílson da Nóbrega)

Nunca antes na história deste país um partido se vangloriou tanto de feitos que não realizou. É o caso do PT. No seu último programa no rádio e na TV, o partido reivindicou o papel de marco zero. Até a estabilização da economia teria sido obra sua. Os petistas se jactam de ter mudado o país. Para um de seus senadores, 2009 foi “a segunda descoberta do Brasil”.

No mundo, três transformações radicais sobressaem: (1) a Revolução Gloriosa (1688), que extinguiu o absolutismo inglês e levaria a Inglaterra à Revolução Industrial; (2) a Revolução Americana (1776), da qual surgiria a maior potência no século XIX; e (3) a Revolução Francesa (1789), a profunda mudança que substituiria os privilégios da nobreza, do clero e dos senhores feudais pelos direitos inalienáveis dos cidadãos.

Nada desse porte aconteceu no Brasil, nem agora nem antes. A independência foi declarada por dom Pedro, representante da metrópole. A República nasceu de um golpe de estado dado por Deodoro da Fonseca. A Revolução de 1930, a única que talvez possa ter esse título, promoveu mudanças, mas não daquela magnitude. Aqui não se viram rupturas nem violências. O regime militar findou sob negociação.

O PT pretendia mudar o Brasil, mas para pior. O título de seu programa para as eleições de 2002 era “a ruptura necessária”. Prometia “uma ruptura com o atual modelo econômico, fundado na abertura e na desregulação radicais da economia nacional e na consequente subordinação de sua dinâmica aos interesses e humores do capital financeiro globalizado”. Soa ridículo hoje, não?
Saiba mais. Clique aqui!

2 comentários:

  1. São componentes fundamentais do exercício da democracia a transparência das actividades governamentais devendo a participação dos cidadãos nas decisões relativas ao seu próprio destino ser um direito e uma responsabilidade, mas também uma igualdade de opinião e direitos. A democracia surgiu quando, devido ao facto de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre si. A negação de um regime democrático é quando substituição de alguns corruptos por muitos incompetentes, e esse é uma análise permanente e fulcral a qualquer poder instituído para que não se limite em si mesmo. É também uma condição necessária para o exercício pleno e efectivo da democracia. O Brasil tem todas as potencialidades para se destacar no mundo quer economica quer politicamente, está na mão de todos os brasileiros essa vitória e isso só é possivel com uma participação formada, de todos tendo como garantia pilares essenciais como a saúde a educação e a justiça.
    Acrescento que a qualidade dos teus textos é louvavel, obrigado por poderes partilhá-los em terras lusas.
    ~Do amigo
    António Veiga

    ResponderExcluir
  2. Quando falta tempo e imaginação faço uma seleção dos textos publicados na grande imprensa. É o exemplo deste da Revista Veja!
    Obrigada pela visita de sempre!

    ResponderExcluir