Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Câmara aprova 10% do PIB para a educação


Em uma sala lotada de estudantes e de representantes de movimentos sociais, a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) aprovou ontem (26 de junho) a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação no decorrer de dez anos. 

Arte copiada do Google
O índice vinha sendo reivindicado por deputados da oposição e parte da base aliada do governo, além de representantes de entidades da sociedade civil. Se não houver recurso, texto seguirá diretamente para o crivo do Senado Federal. 

A medida representa uma conquista importante para os brasileiros, já que os investimentos na educação podem dobrar até 2022, caso a medida avance no Congresso Nacional. Hoje, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último relatório.

Um acordo feito nesta terça-feira (26) entre governo e oposição garantiu o apoio do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos. 

(Com informações da Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário