Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cientista alerta sobre desaparecimento dos mangues do Brasil

Essenciais para a produção de frutos do mar, água doce e aves, os mangues - áreas de florestas inundadas pelas marés - estão desaparecendo no Brasil em decorrência do desmatamento das florestas e poluição dos mares. O alerta é de Flavia Mochel, professora da Universidade Federal do Maranhão.

Manguezal
Segundo estima a pesquisadora, cerca de 50%, em média, dos mangues brasileiros estão comprometidos na maioria das capitais do País.


Também presidente da Comissão Técnica sobre Manguezais e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Flavia alerta sobre a importância de conservar os manguezais que são fontes de emprego e renda pela produção de várias espécies de peixes e frutos marinhos, como caranguejos, moluscos, siri, marisco, ostra e camarão, dentre outros.

Produzem também alimentos para aves, como o guará que se alimenta principalmente de camarão, cujos ninhos são feitos no alto das árvores à beira dos manguais e lamaçais litorâneos. 

Guará
Segundo ela, a destruição do mangue interfere em toda cadeia produtiva dos manguezais.

Nascida no Rio de Janeiro, a pesquisadora declarou que o guará foi extinto na cidade na década de 1960 e o caranguejo corre o mesmo risco de extinção diante da poluição marítima, desmatamento, erosão e habitação em áreas irregulares.

(Viviane Monteiro - Jornal da Ciência)

Leia a matéria na íntegra:  Cientista alerta sobre desaparecimento dos mangues do Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário