Trabalhou quase oito anos no Grupo Gazeta Mercantil, passou pelo Valor, DCI e revistas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Médicos alertam sobre aumento de consumo de sal nos dias mais frios

 A tendência de maior consumo de sal nos dias mais frios pode prejudicar a saúde do sistema cardiovascular e dos rins. Como no inverno o consumo de calorias aumenta, segundo médicos, as pessoas passam a comer mais alimentos condimentados que possuem maior teor de sal.

O perigo, nesse caso, são duas doenças silenciosas e que podem se agravar com a ingestão em excesso de sódio, a hipertensão e a lesão renal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Brasil são 35 milhões de hipertensos e cerca de 10 milhões de pessoas tem alteração na função renal. Para piorar, o brasileiro normalmente consome mais sal do que deveria.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a porção diária de sal seja de até 5g, mas estudos revelam que no Brasil a média é de 8g a 10g por dia. Os alimentos com maior concentração de sódio são os industrializados, como os temperos prontos.

As temperaturas mais baixas são propícias para se deliciar com um bom queijo, ou comidas mais fortes, que contém mais sal. A dica dos médicos é que as pessoas usem condimentos naturais, como salsinha, coentro, pimenta, assim a comida não perde o sabor e fica mais saudável.

E essa onda de frio continua pelo menos até o fim de semana. Segundo os meteorologistas da Somar, as temperatutas mais baixas permanecem na região Centro-Oeste até a madrugada de sábado. Já no Sul e Sudeste, o frio fica até domingo.

A partir de amanhã a frente fria se afasta e o tempo fica firme e seco em todo Centro-Sul do país. Na cidade de Chapada dos Guimarães-MT a mínima nesta quinat-feira será de 7ºC e a máxima pode chegar aos 31ºC. Já em Campos do Jordão-SP, os termômetros podem marcar 0ºC nessa madrugada e atingem até 18ºC pela tarde. Na região Sul, o frio continua intenso e em Gramado-RS as temperaturas variam entre 5ºC e 15ºC amanhã.

(Informações da Somar Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário